sábado, 20 de setembro de 2008

Dodó

O Dodó era uma ave que não conseguia voar, com cerca de um metro de altura. Vivia nas ilhas Maurícias, situadas na costa leste da África. Comia frutas e nidificava no chão, mas acabou por ser extinta graças à acção do ser humano, durante o processo de colonização da ilha.
O Dodó não tinha medo das pessoas e além do mais, não voava, o que fez dele uma presa fácil para os humanos. Os primeiros colonos da ilha foram os Portugueses, que chegaram em 1505. O nome Dodó teve origem no facto de ser uma ave desajeitada. Chamavam-lhe "doudos", (português arcaico), ou seja "doidos". O Dodó era um excelente alimento além de pesanr cerca de 16 quilos.

Mas esta não foi a única ameaça que passaram a enfrentar. Quando os humanos chegaram, trouxeram consigo outros animais, como porcos, ratos e macacos, que destruíam os ninhos do Dodó. O último Dodó foi morto em 1680.
Recentemente, os cientistas descobriram que uma espécie de árvore da ilha Maurícia estava a desaparer. Só existiam 13 exemplares em toda a ilha, e tinham mais de 300 anos. Nasceram na época em que os últimos Dodós foram mortos. Descobriu-se que os Dodós comiam sementes da árvore, e só quando as sementes passavam pelo aparelho digestivo dos Dodós é que ficavam activas, podendo dar origema uma nova árvore. Ao fim de algum tempo descobriu-se que era possível conseguir o mesmo efeito se as sementes fossem comidas por perus. A árvore foi salva e agora é conhecida por árvore-dodó.









1 comentário:

Anónimo disse...

Adoro este Blog é o máximo
Adoro porque tem animais






ass:Bia do 59